Quem faz Tratamento com Roacutan pode fazer Tatuagem?


Roacutan é um medicamento potente e cheio de efeitos colaterais e contraindicações.

E uma das dúvidas frequentes de quem usa Roacutan é sobre poder fazer ou não tatuagem.

Como esse é um tema controverso, fomos em busca de estudos sobre o tema, e também fomos conversar com uma dermatologista há quase 30 anos, a Dra. Betina Faggion.

“No geral, quem faz tratamento com Roacutan recebe as orientações de não fazer tatuagem, já que a pele tende a ficar mais sensibilizada, podendo causar cicatrizações de pior qualidade. Mas, não é completamente contraindicado”.

Então, para entender melhor sobre o assunto, vamos ver quais são as orientações dadas por uma dermato, o que os estudos mostram e por quanto tempo a maioria dos médicos pede pra você evitar fazer uma tatuagem.

Também vamos ver o que fazer quais cuidados você deve ter se você já fez uma tatuagem enquanto usava o Roacutan.

Além disso, lembre-se que há inúmeras contraindicações para quem usa Roacutan, e por isso. temos um post com outras 11 coisas quem quem toma Roacutan não deve fazer.

Vale conferir se você estiver fazendo ou for fazer uso do medicamento.

Esse post é apenas informativo, converse com seu dermatologista antes de fazer qualquer procedimento.

Por que não pode fazer tatuagem durante o tratamento de Roacutan?

Não há nada na bula do Roacutan que proíba o paciente de fazer uma tatuagem.

Além disso, infelizmente, não há muita informação ou estudos publicados sobre esse tema.

Sabe-se que a isotretinoína costuma deixar a pele dos pacientes mais frágil e sensibilizada e por isso, acredita-se prejudique a cicatrização de feridas, aumentando as chances da cicatrização não ser de boa qualidade.

O processo de tatuagem é machucar e criar uma fina crosta (casquinha) na pele, e por isso, há uma preocupação em relação a demora e o resultado da cicatrização.

Estudos sobre tatuagem e Roacutan

Há um estudo sobre tatuagem e Roacutan que mostra um caso que ilustra que a isotretinoína oral (Roacutan), pode prejudicar a cicatrização de feridas após a tatuagem.

No entanto, há outro estudo que não encontrou muitas evidências de que a isotretinoína prejudicou a cicatrização em um grau significativo.

Ou seja, não há muitos estudos sobre isso e existe uma certa controvérsia sobre o assunto, além do que os resultados dos estudos não podem ser aplicados a todos.

Dermatologista fala sobre tatuagem e Roacutan

Assim, fomos conversar com a dermatologista Betina Faggion para saber sobre as orientações que ela dá aos seus pacientes que tomam Roacutan, em relação a fazer ou não tatuagem durante o tratamento.

“Fazer tatuagem durante o uso do Roacutan não é uma contraindicação absoluta e também não há muitos estudos sobre o assunto”.

Ela continua “no entanto, eu recomendo aos meus pacientes a não fazer nenhuma tatuagem durante o tratamento com isotretinoína, já que a pele pode ficar mais sensibilizada e a cicatrização pode ficar prejudicada”.

A médica ainda afirma que não é só o rosto que fica com a pele mais sensibilizada, mas outras partes do corpo também, principalmente o tronco superior, ou seja, as costas, peitos, braços e ombros.

Teoricamente, em regiões em que a pele não está sensibilizada, não há problemas em fazer tatuagem.

No entanto, a maioria dos médicos não permitem que se faça tatuagem já que o tatuador pode dizer que qualquer cicatrização de pior qualidade é porque a pessoa estava usando Roacutan.

O ideal é seguir o que o seu médico indicar, e na dúvida, esperar e fazer a tatuagem depois de um tempo do término do tratamento com Roacutan.

Isso mesmo… não é logo depois que você toma o seu último comprimido que está liberado tatuar.

Quanto tempo depois do Roacutan dá para fazer tatuagem?

O Roacutan deixa a pele sensibilizada por um tempo mesmo após o término do tratamento.

Por esse motivo, seu médico pode lhe orientar a não fazer procedimentos e tatuagens logo após você terminar de usar a isotretinoína.

Não há um consenso sobre quanto tempo depois do Roacutan dá para fazer tatuagem, uma vez que essa não é uma contraindicação absoluta.

Mas, a própria bula do medicamento, por exemplo, fala que tratamentos cutâneos com laser devem ser evitados até cinco ou seis meses após o tratamento, já que antes disso a pele pode estar sensibilizada e e há o risco de cicatrização alterada.

Se você não quer correr riscos de uma cicatrização que não seja de boa qualidade, o ideal é fazer uma tatuagem somente após 6 meses do fim do tratamento com o Roacutan.

Esse tempo é o indicado por muitos dermatologistas, mas alguns médicos pedem até para que você espere por um ano após o fim do tratamento para fazer tatuagem.

O ideal é você seguir as orientações do seu médico, já que ele poderá analisar o seu caso em específico.

Fiz tatuagem usando Roacutan, o que fazer?

Se você já fez uma tatuagem enquanto usava Roacutan, é preciso entender que nem sempre sua cicatrização será de pior qualidade.

Algumas pessoas mantém uma boa capacidade regenerativa, mesmo usando o medicamento.

No entanto, se a sua pele estiver muito sensibilizada, principalmente em áreas como o rosto, costas, peito e ombro, pode ocorrer uma piora na capacidade de cicatrização e a tatuagem pode demorar um pouco mais para cicatrizar ou o resultado final ser prejudicado.

As pessoas que fazem tatuagem usando Roacutan precisam ter uma atenção extra no processo de cicatrização e devem:

  1. Lavar a região duas vezes ao dia com água e sabão;
  2. Secar a área da tatuagem de forma delicada;
  3. Aplicar uma camada de pomada antibacteriana duas vezes ao dia;
  4. Manter a área hidratada.
  5. Usar protetor solar e cubrir a região ao sair no sol;
  6. Não arranhar ou descascar a tatuagem

Ao invés de pomada antibacteriana você também pode usar vaselina.

Como a maioria das pomadas antibacterianas precisam de receita (Nebacetin não precisa), é bom conversar com seu médico sobre qual das opções ele recomenda.

Se você sentir que a tatuagem está ficando infeccionada ou não está cicatrizando adequadamente, volte a conversar com seu médico.

Todas essas orientações são dadas em um artigo da WebMed sobre cuidados após fazer uma tatuagem.

Mas, a principal recomendação é seguir as orientações do profissional que realizou o seu procedimento e conversar com deu dermatologista também, tudo isso para diminuir as chances de complicação ou uma cicatrização de má qualidade.

Hidratantes para quem usa Roacutan

Como vimos, se você fizer uma tatuagem enquanto usa Roacutan (o que costuma ser contraindicado), é importante que você mantenha a área bem hidratada, certo?

E não para por aí, porque na verdade, é importante você manter-se sempre hidratado já que um dos efeitos colaterais mais intensos do Roacutan é o ressecamento da pele e mucosas.

É mais comum o ressecamento da pele do rosto e os lábios, mas muitas vezes, o ressecamento dos olhos e do nariz pode ser bem incômodos.

No corpo é comum o ressecamento no braço, tronco, antebraço e dorso da mão e os pacientes podem até confundir esse ressecamento com micose já que a pele fica descamando e esbranquiçada ou avermelhada.

Em regiões em que você tem ou já teve acne, opte por hidratantes como o Fisiogel A.I. e Umiditá A.I.

Agora, para o resto do corpo, procure por opções mais potentes e que de preferência tenham ureia na composição como o Ureadin da Isdin.

Umiditá A.I., da Libbs: veja o preço atual na Amazon.

Fisiogel A.I., da Stiefel: veja o preço atual na Amazon 

Ureadin, da Isdin: veja o produto na Amazon

E se você está sentindo que outras partes do seu corpo estão sofrendo muito com o ressecamento da pele, temos um posts com dicas e indicações dos melhores produtos que evitam o ressecamento causado pelo Roacutan.

Lá você encontra as melhores opções para hidratantes para o rosto, labial, nasal e até de colírios.

Quem toma Roacutan pode fazer tratamento estético?

Não é só procedimentos como a tatuagem que devem ser evitados durante o tratamento com isotretinoína.

Quem toma Roacutan deve evitar alguns procedimentos estéticos como, por exemplo, tratamentos com laser, dermabrasão agressiva e até alguns tipos de peelings.

De acordo com a própria bula, a dermabrasão agressiva e tratamentos com laser não devem ser feitos durante o tratamento e até 5 a 6 meses depois, por risco de cicatrização espessada e até mesmo alterações da cor da pele.

Isso ocorre porque a pele fica mais sensibilizada com o uso da isotretinoína e mais suscetível a manchas, cicatrizes e queimaduras.

Na bula não fala-se especificamente sobre procedimentos como o peeling, mas eles devem ser evitados já que são agentes descamativos ou esfoliativos e podem irritar e machucar a pele.

No entanto, em alguns casos específicos pode ser indicado um peeling superficial de ácido retinóico. Este, pode ser inclusive, muito bom para retirar as manchas de acne. Mas, apenas se for liberado e indicado pelo seu médico.

Quanto tempo depois você deve evitar procedimentos como o peeling irá depender da profundidade e tipo do peeling, por isso, sempre converse com seu dermatologista antes.

Limpeza de pele também não costuma ser indicada por ter mais riscos de cicatrizes e manchas, além disso, não é necessário já que o Roacutan limpa os cravos também.

Depilação a laser, com cera e creme depilatório também não são recomendados.

Temos um post que fala sobre tudo o que pode e não pode fazer durante o uso do Roacutan.

Vale a pena dar uma olhada já que são várias regrinhas que devem ser seguidas para um sucesso no tratamento e saúde da sua pele.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes