O peróxido de benzoíla é uma das substâncias mais comuns para o tratamento de acne. E como a maioria dos medicamentos, esta substância não faz efeito de um dia para o outro.
Na bula dos medicamentos que possuem essa substância, como Clindoxyl Control e Acnezil, é possível ter uma estimativa de quanto tempo demora para esta substância fazer efeito.
Entretanto, além de ver as bulas, também conversamos com uma dermatologista para entender o que ela percebe de diferenças na pele durante o período do tratamento.
O peróxido de benzoíla, encontrado em pomadas como Acnen, Dermotivin Benzac e Acnezil, começa a trazer resultados visíveis no tratamento da acne na pele após 3 semanas de uso. E após 8 a 12 semanas é possível ver a redução máxima das lesões de acne.
Entretanto, por meio da experiência médica de 30 anos de consultório, a dermatologista entrevistada, Dra. Betina Faggion, pode perceber o que a maioria dos pacientes vê de mudança na pele, antes destas 3 semanas. Ela também descreve possíveis mudanças na pele durante o tratamento.
Também falaremos o porquê esta substância pode não estar funcionando em você, a melhor maneira de utilizá-la.
O que esperar do Tratamento com Peróxido de Benzoíla
O peróxido de benzoíla trata as espinhas de acne de duas formas principais: criando um ambiente rico em oxigênio que mata a P. acnes, desinflamando a lesão e quebrando a camada córnea da pele (efeito peeling).
Esta segunda forma, na verdade é um efeito colateral também: a pele fica vermelha e descamando. Entretanto, o excesso de sebo e queratina saem, e impedem que novos poros fiquem entupidos e formem os cravos.
No consultório médico, a dermatologista entrevistada percebe que na maioria dos pacientes, na primeira semana de uso ocorre uma redução de sebo e uma melhora pequena em algumas lesões da acne.
Com o uso contínuo, após 3 semanas já deveria ser possível ver uma melhora nas lesões que estavam presentes, com as espinhas mais secas e também, perceber que novas espinhas aparecem em menor quantidade.
E após 2 a 3 meses, a substância deve chegar no máximo da sua eficácia.
Na tabela abaixo, você pode ver o que esperar do tratamento dependendo da semana e também pode ver alguns efeitos colaterais possíveis:
Semana 1 | Semana 2 a 3 | Semana 4 a 6 | Semana 8 a 10 | Semana 12 em diante |
---|---|---|---|---|
Redução da oleosidade com algumas lesões começando a secar. É possível que algumas espinhas ainda continuem aparecendo. Nesta primeira semana, a pele não está acostumada. Então ela provavelmente vai ficar ressecada e coçando. Possivelmente vermelha também. | A pele deve estar com menos sebo e você já deve ter começado a ver os benefícios desta substância, com algumas espinhas já secas. Pode ser que uma ou outra espinha ainda apareça. Os efeitos colaterais continuam e provavelmente estão piores. A pele deve estar mais vermelha, ressecada e descamando. | Melhora ainda maior nas lesões. Entretanto, ainda nem todas as lesões devem ter melhorado. Os efeitos colaterais devem estar diminuindo, com a pele descamando menos e menos ressecada. | Melhora na pele como um todo. As lesões podem ter deixado algumas cicatrizes ou manchas, o que é normal dependendo da gravidade da lesão. | A pele deve estar com bem menos lesões de acne. Pode ser que uma ou outra espinha apareça de vez em quando. |
Por que o Peróxido de Benzoíla não está fazendo efeito em mim?
O peróxido de benzoíla costuma ter bons resultados na melhora da acne em geral, mas pode ser que ele não esteja trazendo resultados no seu caso. Isso pode acontecer por alguns motivos:
Você tem uma acne mais grave
A acne é uma doença que pode ser dividida em vários graus. Medicamentos com peróxido de benzoíla funcionam na acne grau I e em estágios mais leves da acne de grau II.
A acne tipo I é caracterizada por comedões fechados e abertos. Ou seja, cravinhos que podem ser brancos (fechados) ou pretos (abertos).
Já a acne tipo II, é quando os cravos inflamam e se transformam em pápulas e pústulas, as famosas espinhas. Quando há poucas destas lesões, o peróxido de benzoíla pode ser uma boa opção.
Agora se você tem muitas lesões de acne, mesmo que superficiais, ou lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas, apenas um medicamento tópico pode não ser a solução.
Nestes casos, ir em um dermatologista é indispensável, pois o uso de medicamentos orais geralmente é recomendado. O uso do peróxido de benzoíla pode ser uma boa opção como tratamento complementar do tratamento com medicamentos orais.
Você não está usando de maneira correta
A expectativa de melhora da acne é baseada no seu uso correto e descrito na bula.
Para usar o peróxido de benzoíla corretamente, siga estas dicas:
- Lave bem o rosto antes da aplicação. Retire toda a sujeira e maquiagem. E então seque com uma toalha.
- Aplique uma camada fina. Produto demais significa mais efeitos colaterais, e não uma melhora nas lesões.
- Aplique na extensão do rosto todo, não só na lesão.
- Não aplique na lesão aberta (tipo uma espinha que rompeu) ou em cortes
- Na primeira semana de uso, se você nunca utilizou esta substância, aplique e deixe agir por apenas 1 hora. Então lave o rosto abundantemente.
- Caso não tenha acontecido nenhuma irritação na pele, você pode então aplicá-lo e deixá-lo a noite toda.
- Depois que a sua pele se adaptar é possível usar o peróxido de benzoíla de manhã e à noite. Mas ele pode ser usado apenas à noite também.
- Retire bem o produto de manhã.
- Utilize um protetor solar diariamente
- Lave bem as mãos após a aplicação do produto
Devido à irritação inicial que ocorre na pele nos primeiros dias, é comum que as pessoas interrompam o tratamento, ou utilizem poucas vezes na semana (3x por semana). E com isso, os efeitos esperados podem não acontecer.
E caso você não tenha iniciado o tratamento com ele, ou ainda não tem certeza se ele é o ideal para você, recomendo que você leia este texto, que explica tudo para quem quer usar esta substância (quem não pode usar, efeitos colaterais, como evitar as manchas deste produto em toalhas e lenços, etc)
Você não utilizou o peróxido de benzoíla pelo tempo determinado
Como demonstrado na tabela, os efeitos totais do peróxido de benzoíla na pele podem ser vistos após 8 a 12 semanas, utilizado o produto diariamente.
Caso este período não tenha passado, não dá para ter certeza que ele não funcionou.
Entretanto, de 4 a 6 semanas de uso já é possível ver alguma melhora na pele. Se você não está vendo nenhuma melhora, pode ser que a mudança para outro medicamento seja mais indicada (consulte um dermatologista).
Quais outros medicamentos podem substituir o peróxido de benzoíla
Você usou o peróxido de benzoíla por mais de dois meses, de maneira correta, e não viu nenhuma melhora na pele? Pode ser o caso de tentar outra substância, algumas delas são:
- tretinoína, encontrado no Vitacid e Vitanol-A
- antibióticos tópicos, encontrado no Vitacid Acne (tretinoína + antibiótico)
- adapaleno, encontrado no Differin e também no Epiduo (adapaleno + peróxido de benzoíla)
- ácido azeláico, encontrado no Azelan
Lembrando que cada um deles tem sua especificação e não podem ser usados por algumas pessoas. Para descobrir qual deles é para você, clique em cada um dos links para descobrir qual é o ideal para você.
Também não se esqueça que, se a sua acne for mais grave, pode ser que apenas géis e cremes tópicos podem não ser suficientes. Neste caso, a visita a um dermatologista é importante para definir o melhor medicamento oral para o seu caso.
Quantos dias o Acnezil faz efeito?
A bula do Acnezil não fala quando os resultados de tratamento podem ser vistos.
Entretanto, na bula do Acnezil, um estudo é descrito no qual o peróxido de benzoíla foi utilizado durante 4 dias, por duas horas. Após 1 mês, foi feito uma nova contagem das lesões e elas diminuíram.
Entretanto, baseado em outras bulas de medicamentos que contenham peróxido de benzoíla na fórmula, na mesma concentração, é possível ter uma estimativa melhor.
Os resultados do uso do Acnezil, medicamento com 5% de peróxido de benzoíla, devem começar a aparecer após 21 dias de uso contínuo.