Roacutan: Tempo de Tratamento + Custo Médio


Para descobrir o tempo de tratamento do Roacutan e seu custo, não fomos atrás apenas do que a bula diz (que basicamente é: depende da dose diária do paciente e que a diminuição completa da acne acontece geralmente entre 16 e 24 semanas).  

Mas, fomos em busca de uma dermatologista com muita prática médica e que já tivesse tido muitos casos bem sucedidos de pacientes que fizeram uso de Roacutan para responder essa pergunta. 

Em média, o tempo de tratamento do Roacutan dura de 9 a 10 meses, ou seja, de 36 a 40 semanas. E a grande maioria dos pacientes começam a ter uma boa melhora depois de 3 meses usando o medicamento.

Mas isso não é uma regra, e o tempo total de tratamento depende de alguns fatores!

Então, vem com a gente se você quer saber:

  1. O que pode influenciar o tempo de tratamento;
  2. Se você pode fazer algo para acelerá-lo;
  3. Custo total do tratamento com Roacutan;
  4. Se a acne volta depois do tratamento com Roacutan?

Roacutan precisa de Receita Médica?

Antes de falarmos sobre o tempo médio do uso da isotretinoína, é importante falar que esse medicamento não é para todo mundo!

O Roacutan pode ser incrível e mudar a pele e a autoestima das pessoas, mas ele é extremamente potente e tem inúmeras contraindicações. 

O Roacutan é um medicamento controlado que precisa de receita médica para ser adquirido nas farmácias.

Se você acredita que pode estar entre as pessoas indicadas para o seu uso, procure um dermatologista de confiança.

Além disso, temos uma resenha completa sobre o Roacutan que explica direitinho para quem ele é indicado, mostra fotos e também tira várias dúvidas sobre o uso, resultados e melhores produtos para o ressecamento.

Agora, vamos ao que interessa!

Tempo Médio do Tratamento com Roacutan

Conversamos com a dermatologista Betina Faggion e descobrimos que o tempo médio do tratamento com Roacutan é de 9 a 10 meses, mas para entender o que determina o tratamento ser mais longo ou não temos que entender quais fatores são relevantes.

Atendendo em consultório há quase 30 anos, o que ela percebe na prática pe que o tempo de tratamento da isotretinoína levará em conta alguns fatores como:

  1. Peso do paciente
  2. Se o paciente suporta os efeitos colaterais de ressecamento da pele e mucosa (nariz, boca…)
  3. Se os exames de sangue se alteram ou não no decorrer do tratamento
  4. Grau da acne e resposta do paciente ao tratamento

Mas, nem todas essas variáveis têm o mesmo “peso” para definir o tempo de tratamento.

Então, pedimos para a Dra. Betina explicar para a gente um pouco melhor sobre cada uma.

Como calcular a Quantidade de Roacutan

A quantidade de isotretinoína que o paciente irá usar afetará o tempo de tratamento. 

E para saber a quantidade de Roacutan que aquele paciente pode fazer uso deve ser feito um cálculo, o qual irá depender do peso do paciente. 

Primeiro deve-se ver a quantidade por dia que o paciente deve usar, que é por volta de 0,5 a 1mg por kg por dia. Segundo, deve-se calcular a quantidade total de isotretinoína que o paciente deve usar no tratamento completo, de 120 a 150 mg por kg.

Por exemplo, um paciente que tem por volta de 60 kg provavelmente deverá usar por volta de 15 caixas de isotretinoína com 30 comprimidos em cada caixa, para o tratamento completo. 

Mas isso não significa que o tempo de duração será de 15 meses porque também deve ser levado em conta a quantidade por dia. Podendo algumas vezes o paciente tomar mais de um comprimido por dia. 

E seguindo o mesmo exemplo, “uma pessoa de 60 kg deverá fazer uso de mais ou menos 48 mg por dia, ou seja, por volta de dois comprimidos de 20mg”. Assim, por mês, algumas pessoas acabam usando duas caixas. 

Mas, nos primeiros meses, não é indicado usar uma dosagem muito alta por dia. 

“É recomendado, para o início do tratamento, uma dosagem menor, para que os efeitos colaterais não sejam tão intensos.”

“É preciso deixar o paciente se adaptar com uma dose menor, de por exemplo 1 comprimido por dia, e só depois aumentar para a dose calculada.”

Assim, se por exemplo, uma pessoa de 60 kg começar tomando 1 comprimido por dia nos primeiros dois meses, e do terceiro mês até o fim das 15 caixas tomar 2 comprimidos por dia, o paciente levará por volta de 9 meses para terminar o tratamento de Roacutan.

Mas, isso depende! 

É necessário que o médico calcule a dose correta de acordo com o peso do paciente e acompanhe os efeitos colaterais. 

Efeitos Colaterais Do Roacutan

Como vimos, o início do tratamento com Roacutan é com uma dose menor para que o paciente se acostume com os efeitos colaterais. 

Mas, “às vezes, alguns pacientes sofrem com muitos efeitos colaterais da isotretinoína. O nariz sangra, o olho fica muito seco, ou o lábio super rachado.”

“Estes casos podem ser muito desconfortáveis para o paciente, então deve-se abaixar novamente a dose de remédio, que deve ser mantida até que os efeitos de ressecamento diminuam.”. 

E cada paciente responde de uma maneira, é muito individual.

Se o paciente não suportar os efeitos colaterais do Roacutan no decorrer do tratamento, a dose usada será menor e o tratamento levará mais tempo do que o previsto. 

Por isso, é sempre bom cuidar do ressecamento da pele já no dia 1 do tratamento e encontrar os melhores produtos para evitar esse ressecamento (selecionamos alguns dos melhores e mais indicados pelos dermatos nesse post que criamos para vocês!)

Alteração nos Exames de Sangue com Roacutan

Outro fator que pode fazer com que o tempo de tratamento aumente são as alterações nos exames de sangue. 

No decorrer do tratamento, o seu dermatologista irá pedir inúmeros exames de sangue para controlar se há ou não alguma alteração.

Algumas vezes, durante o tratamento, os exames dos pacientes ficam alterados, como  os exames de colesterol, triglicerídeos ou enzimas do fígado. Se isso acontecer, geralmente reduzimos a dose diária da isotretinoína.

Dependendo do caso, altera-se para um comprimido por dia ou até mesmo um a cada dois dias. E isso prolonga o tratamento. 

Por isso, é difícil os médicos darem um tempo exato de tratamento mesmo depois de já terem uma previsão de acordo com o peso do paciente. Há vários fatores que podem prolongar esse tempo. 

Ao final, o mais importante é que seja dada a dose total para o paciente, e não o tempo de tratamento. 

Grau da acne e Resposta do paciente ao Tratamento

Outros dois fatores são o grau da acne e a resposta do paciente ao tratamento.

Algumas pessoas tem uma boa resposta ao tratamento. No primeiro mês a pele já “limpa” e as espinhas somem. E quem responde mais rápido até pode tomar uma dose menor, mas não muito inferior.

Isso porque a dose que é calculada é em relação ao efeito interno da isotretinoína.

“O que eu explico aos meus pacientes é que a isotretinoína não age somente na superfície da pele, então não importa se visivelmente você está com a pele bonita e sem espinhas. Se o tratamento não for completo, ele pode não ser duradouro”. 

Isso porque “a isotretinoína (Roacutan) age na glândula sebácea e na queratinização da pele. Então é necessário que seja usada a dose calculada para o tratamento completo”.

“Se o paciente fizer uso de uma dose menor, os efeitos podem não durar a longo prazo, a acne pode voltar e o tratamento terá que ser feito novamente”.

Então, se o paciente tiver muita acne pode ser que tenha que ser usada uma dose maior, se o paciente responder rápido ao tratamento, usa-se uma dose menor, mas a dose total tem que estar sempre dentro do cálculo total relacionado ao peso do paciente.

Por isso, existe a variação de 120 a 150 mg para cada kg (dose total). O valor de 150 mg é usado para casos de acne mais severa ou mais resistentes ao tratamento. 

Como Reduzir o Tempo de Tratamento do Roacutan

Muitas variáveis são responsáveis por quanto tempo irá durar o tratamento do Roacutan. 

Mas há uma coisa que você pode fazer para que o tempo de tratamento não se alongue: cuidar para que os efeitos colaterais do ressecamento não sejam tão intensos. 

O ressecamento da pele e das mucosas é muito individual. Alguns sentem mais e outros menos. Só que há maneiras de você cuidar para que esses efeitos não sejam tão intensos. 

Se esses efeitos colaterais forem controlados pode ser que não haja a necessidade de abaixar a dose diária do medicamento. Assim, o tratamento não será prolongado por mais tempo. 

Além do que o ressecamento pode ser extremamente desconfortável, e até atrapalhar a qualidade de vida do paciente.

Por isso, já falamos da importância de começar o uso de produtos que evitem esse ressecamento logo no início do tratamento. 

E isso não significa só comprar um hidratante labial e de rosto. Você também tem que cuidar com seus olhos, procurar por um hidratante nasal e até mesmo mudar alguns produtos do seu skincare.

Os melhores produtos para ressecamento da pele, nariz, olhos e bocas podem te ajudar a ter uma boa qualidade de vida durante o tratamento e não fazer com que ele se prolongue. 

Aliás, o lábio é geralmente a parte que mais sofre com o uso da isotretinoína. Por isso, além de usar muito hidratante labial, cuide para não lambê-lo o tempo todo. Às vezes, isso vira quase um tique e piora muito o ressecamento. 

Quanto tempo para o Roacutan começar a fazer efeito?

Em média, o tempo para o Roacutan começar a fazer efeito é depois de 3 meses (12 semanas), mas algumas pessoas já conseguem ver uma melhora muito boa já no primeiro mês.

Mas, algumas pessoas, principalmente no primeiro mês, sofrem com a temida “fase da piora”. 

Infelizmente não tem como prever antes se você passará pela fase da piora no início do tratamento com o Roacutan ou não já que se trata de uma reação inflamatória do corpo. 

E para quem já tem acne grave, piorar a acne pode ser devastador e resultar em muitas espinhas, mas há sim maneiras de você evitar a fase da piora do Roacutan, que é justamente o que falamos nesse post!

Quanto é o tratamento com Roacutan?

O custo médio do tratamento total com a isotretinoína (Roacutan) é de R$1.200 para uma pessoa de mais ou menos 60 kg, mas vale ressaltar que isso depende de alguns fatores como a quantidade de caixas usadas e o preço dela. 

Por isso, vamos entender qual é o preço da isotretinoína dependendo de qual laboratório a produz e também quantas caixas de Roacutan geralmente são usadas, para você entender esse cálculo, e perceber que o custo pode variar!

Qual o preço de uma caixa de Roacutan?

O custo do tratamento completo com a isotretinoína (Roacutan) irá depender de alguns fatores, como a dose ideal para o paciente. 

Outro fator importante é o medicamento em si. A isotretinoína é fabricada por inúmeros laboratórios, e dependendo de qual for, o preço também muda. 

O laboratório Roche produz a isotretinoína original (referência), o Roacutan, e custa em média 150 reais a caixa com 30 comprimidos de 20mg. 

Mas, a Acnova (Germed) e Ison (Genom) são outras opções similares e possuem preços parecidos com o anterior. A Acnova custa em torno de 160 reais e o Ison custa em média 110 reais, com a mesma quantidade, 30 comprimidos de 20mg. 

As opções genéricas são mais baratas. 

A mesma quantidade para os laboratórios da Ranbaxy e Bausch & Lomb custam em torno de 80 reais. As da EMS ou da Nova Química custam em média 60 reais. 

Então, na hora de escolher qual deles comprar, com certeza o preço final do tratamento irá mudar.

Mas nem todas as marcas vão dar o mesmo resultado. Por isso pergunte ao seu dermatologista qual ele indica e quais das opções de isotretinoína que ele confia.

A dermatologista Betina Faggion indica para seus pacientes a isotretinoína fabricadas pela Roche ou a fabricada pela Bausch & Lomb.

Custo Médio do Tratamento com Roacutan

Como vimos o tempo de tratamento irá variar, mas considerando que serão utilizadas 15 caixas ao longo do tratamento (uma quantidade média usada para quem tem por volta de 60kg) e levando como referência o preço da caixa do fabricante Bausch & Lomb (R$80,00), o custo médio seria de 1.200 reais como falamos anteriormente. 

Mas, é claro que isso é só uma média. Então, converse com seu médico, pergunte se ele confia nas opções que são mais em conta ou só na original do fabricante Roche! 

Veja com ele também se o total de caixas será provavelmente 15 caixas com 30 comprimidos ou mais.

Dessa forma, você já consegue se preparar e guardar o dinheiro antes mesmo de iniciar o tratamento e terminá-lo com uma pele saudável e se sentindo ainda mais incrível do que você já é!!

Quem já tomou Roacutan pode voltar a ter espinhas?

Outro ponto, que foi tocado pela especialista, é que é importante fazer o tratamento completo com o Roacutan para que os efeitos do Roacutan sejam duradouros. 

Então, se o paciente fizer o tratamento completo com Roacutan tem como a acne voltar?

O tratamento com isotretinoína não é uma garantia absoluta para que a acne não volte. É muito eficiente, mas há casos em que a acne do paciente volta depois de alguns meses. Por isso, as mudanças de hábito são essenciais para o controle da acne e um bom resultado a longo prazo. 

Nos últimos meses de tratamento com o Roacutan, alguns médicos já começam a conversar com seus pacientes para que eles entendam a relevância de algumas mudanças. 

“Gosto sempre de alertar a importância da alimentação para que os efeitos do Roacutan se estendam e a pessoa não tenha que lutar contra a acne mais uma vez”.

É importante reduzir os alimentos com alto índice glicêmico como massas, bolos e açúcar. Iniciar uma alimentação mais equilibrada, reduzir o stress e o principal, na visão prática da médica, é retirar os leites e derivados. 

Além disso, a manutenção de um bom skincare é fundamental para manter a pele bonita e viçosa!

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes