Quanto Tempo para a Tretinoína fazer Efeito? Dermato Responde


Revisado por Betina Faggion – Dermatologia – CRM 14747-PR

A tretinoína, ou também chamada de ácido retinóico, é um dos melhores ácidos para tratar acne leve, fotoenvelhecimento e manchas. 

Mas, muitas pessoas podem não ver os melhores resultados desse ácido por não usá-lo pelo tempo certo. 

Até porque o ácido deve ser usado por um tempo diferente dependendo se o tratamento for para acne, para rejuvenescer ou clarear e uniformizar a pele. 

Além de claro, a frequência de uso do produto e a reação da sua própria pele.

A tretinoína começa a fazer efeito na pele já nos primeiros dias de uso. Mas, pode-se ver um resultado satisfatório na melhora das lesões de acne depois de 15 ou 20 dias. 

Além disso, você consegue ver uma melhora nas manchas da pele e uma amenizada nas linhas de expressão e aspereza da pele depois de uns 30 dias. 

Mudanças estruturais da pele para o tratamento do fotoenvelhecimento acontecem depois do uso diário da tretinoína por 24 semanas (6 meses). 

Mas, como falamos, você já consegue ver uma melhora na pele geralmente no primeiro mês de uso do ácido.

É claro que saber o tempo para ver os primeiros resultados não é suficiente para usá-la da maneira mais segura e obter os melhores resultados. 

Por isso, nesse post ainda veremos:

  1. O que a tretinoína faz na pele;
  2. Se você pode usar a tretinoína todos os dias;
  3. Quando parar de usar o ácido;
  4. Como saber se a tretinoína está fazendo efeito;
  5. Quando tempo deixar a tretinoína no rosto;
  6. Quando não usá-lo;
  7. Quantos dias a pele fica descamando com o ácido;
  8. Como evitar a descamação e os efeitos colaterais do ácido retinóico.

Tudo isso é fundamental para você usar a tretinoína. 

Temos também um post completo sobre como usar a tretinoína no rosto, e junto com as informações desse post, vamos responder todas as suas perguntas sobre o ácido!

Lembrando que nossos posts são informativos, recomendamos você consultar com um dermato antes de fazer uso de medicamentos tópicos ou orais. 

O que a tretinoína faz na pele?

A tretinoína, ou também chamada de ácido retinóico, tem algumas ações na pele como:

  1. Reduz as atividades das glândulas sebáceas, regulando a oleosidade da pele;
  2. Aumenta a descamação da pele;
  3. Induz o aceleramento do ciclo de vida das células (renovação celular);
  4. Diminui a hiperceratose, que entope os poros;
  5. Reduz a atividade da Propionibacterium acnes, bactéria relacionada à acne.

A tretinoína é bastante usada para tratar acne leve, fotoenvelhecimento, manchas e também para melhorar a aspereza da pele. 

Mas, é um ácido potente que deve ser usado com mais cautela. Por isso, saber o tempo de uso e como usar é importante e por isso, veremos tudo isso aqui. 

E quando usado com cuidado, os efeitos da tretinoína na pele podem ser maravilhosos. 

Por quanto tempo posso usar a tretinoína?

A tretinoína costuma ser usada para o tratamento de acne leve (cravos e espinhas) pelo tempo de 3 a 6 meses, mas pode durar até mais dependendo dos resultados obtidos. Para tratamento de fotoenvelhecimento a tretinoína é usada por pelo menos 6 meses. 

Mas, muitos dermatologistas recomendam o seu uso indeterminado já que estudos sugerem que o uso prolongado da tretinoína além de seguro, é eficaz e pode continuar melhorando a pele por anos após o início da medicação. 

Um estudo de 2005, por exemplo, examinou pessoas que usaram a tretinoína 0.5% por 2 anos, além do grupo controle, que usou um creme placebo pelo mesmo período.

Nesse estudo perceberam que o grupo que usou a tretinoína tiveram melhoras significativas em linhas finas , rugas e manchas quando comparadas ao grupo que não usou.

Além disso, não houve alterações anormais na pele ou qualquer dano pelo tratamento.

Um estudo de 1996 analisou o uso da tretinoína por 4 anos e viu que a pele continuou melhorando e não houve alterações anormais. 

Por isso, usar a tretinoína por longos períodos pode te beneficiar com uma pele mais jovem e saudável de forma segura. 

Mas, o ideal é usar a tretinoína (ácido retinóico) pelo tempo determinado pelo seu médico e não prolongar antes de conversar com ele. 

Pode usar tretinoína todos os dias?

A tretinoína (ácido retinóico) pode ser usada todos os dias. 

No entanto, no início as peles passam por um processo de adaptação e pode ser necessário usá-las em dias alternados ou até a cada dois dias até a pele se acostumar com os efeitos colaterais. 

Por quanto tempo posso usar ácido retinóico no rosto?

O uso prolongado do ácido retinóico se mostrou seguro em diversos estudos. E geralmente o tratamento com esse ácido é feito todos os dias pelo período da noite. 

Mas, é indicado conversar com o médico para saber por quantos meses o ácido retinóico deve ser usado no rosto. 

Se for para o tratamento de acne, geralmente usa-se por pelo menos 3 ou 4 meses. Já para o tratamento de fotoenvelhecimento é usado por no mínimo 6 meses. 

Você pode usar o ácido retinóico no rosto durante a noite toda, geralmente de 6 a 8 horas. Mas, somente se a pele estiver adaptada ao uso de ácido, caso contrário ela pode ficar muito irritada. 

Para reduzir os efeitos colaterais, no início do tratamento, pode ser recomendado que você use o ácido por um período mais curto, como por exemplo, 1 hora na primeira semana, 2 horas na segunda semana e assim por diante até você poder usar todos os dias a noite toda.

Outra forma de evitar efeitos colaterais é reduzir a frequência de uso, usando o ácido apenas 2 vezes na semana ou em dias alternados.

Quando parar de usar tretinoína?

A tretinoína deve ser usada até o médico indicar que você deve parar com o seu uso, já que o tempo de uso pode mudar dependendo do tipo de tratamento e também das reações na pele e resultados obtidos.

Quando usa-se a tretinoína para o tratamento de fotoenvelhecimento, ela deve ser usada por pelo menos 6 meses para obter os benefícios das mudanças estruturais da pele.

Como a tretinoína é um produto seguro para ser usado a longo prazo, o tempo do tratamento pode se estender por anos. 

O tratamento de acne costuma demorar de 3 a 4 meses, mas também pode durar mais dependendo do resultado. 

Por isso, é importante que o médico indique quando parar o uso da tretinoína. 

Alguns tratamentos são feitos com o uso em dia alternado da tretinoína, ou até a cada dois dia dependendo da sensibilidade da pele da pessoa. 

Quando chega o verão, se a pele não estiver bem adaptada ao uso do ácido, os médicos costumam indicar uma pausa no tratamento da tretinoína já que ela deixa a pele sensibilizada e com mais riscos de manchas e queimaduras.

Essa pausa deve iniciar geralmente 5 dias antes de ir à praia, quando há uma maior exposição solar. Em alguns casos, pede-se apenas que a frequência de uso seja diminuída na praia.

O que não usar com tretinoína?

A tretinoína não deve ser usada com:

  1. Substâncias esfoliantes como ácido salicílico e resorcinol;
  2. Esfoliantes físicos;
  3. Peróxido de benzoíla: já que pode reduzir sua eficácia;
  4. Produtos com alta concentração de álcool ou adstringentes;
  5. Medicamentos fotossensibilizantes como por exemplo, a tetraciclina (antibiótico). 

Além disso, ao fazer uso da tretinoína você deve parar de usar outros retinóides como o adapaleno e o retinol. 

Teoricamente você pode fazer uso deles, mas além de poder deixar a pele muito sensibilizada, todos eles são da mesma família e tem ações parecidas na pele, sendo, portanto, desnecessário.

Ácidos como o ácido glicólico também devem ser evitados se você estiver fazendo uso da tretinoína já que a sua pele pode ficar muito sensibilizada e irritada, principalmente se o ácido estiver em alta concentração.

O que alguns médicos indicam para as pessoas receberem os benefícios de ambos os ácidos é usá-los em momentos diferentes da rotina de skincare (o glicólico pela manhã e o retinóico à noite) ou em dias alternados. 

Mas, mesmo assim, a pele pode ficar irritada, então é indicado inserir um ácido de cada vez na rotina. Quando a pele estiver adaptada a um ácido, você insere o outro.

Qual o efeito do Vitacid na pele?

O Vitacid possui tretinoína na sua fórmula então possui todos os efeitos que esse ácido tem na pele como regular a oleosidade, aumentar a descamação, renovação celular, diminuir a hiperceratose (que entope poros) e reduzir a atividade da bactéria relacionada à acne. 

Por esses motivos, o Vitacid vai ter um efeito de uniformizar, melhorar a textura, reduzir a acne, rugas e linhas de expressão, podendo ser usado para tratar manchas, fotoenvelhecimento e acne leve.

Lembrando que o Vitacid Plus possui outros ativos na fórmula e por isso tem um efeito diferente, o de clarear as manchas de melasma da pele.

Para quem sofre com melasma, temos um post com um antes e depois do Vitacid Plus.

Como saber se o Vitacid está fazendo efeito?

O Vitacid é um produto que possui um ácido potente em sua fórmula, então já nos primeiros dias ou semanas de uso você poderá ver alguns resultados, ou pelo menos, alguns efeitos colaterais como vermelhidão, descamação ou irritação. 

Nos primeiros 20 dias você já consegue ver uma melhora nas lesões de acne, mas pode levar mais tempo, então a falta de resultados depois disso não significa que ele não está fazendo efeito.

Além disso, se as espinhas estiverem muito inflamadas elas podem piorar, por isso é bom evitar o uso desses ácidos em casos como esse. 

No caso do fotoenvelhecimento, mudanças estruturais acontecem só depois de 6 meses, então você precisa confiar nos estudos e manter a constância! 

Mas, é claro que bem antes disso você já consegue ver uma melhora na aparência da pele, ela fica mais viçosa.

Os efeitos colaterais no início do tratamento podem ser um bom indício que o Vitacid está fazendo efeito e a sua pele está sentindo sua ação. Mas duas coisas para levar em consideração:

  1. Peles resistentes podem não ter efeitos colaterais relacionados ao Vitacid;
  2. Pessoas que começam com cautela, em concentrações baixas, usando hidratante antes do ácido e usando em uma frequência menor também podem não sentir tantos efeitos colaterais;
  3. Depois de um tempo a pele se acostuma ao uso do ácido e você não sofre com os efeitos colaterais, mas o Vitacid continua fazendo efeito na pele. 

Ou seja, efeitos colaterais podem indicar que o Vitacid está fazendo efeito. Mas, a falta deles não indica que o Vitacid não está fazendo. 

Com o tempo você vai vendo os resultados na pele. E se você não estiver, converse com seu dermato para ver outras opções. 

Mas, te digo que ele é um dos mais potentes para tratar acne leve e fotoenvelhecimento, então eu confiaria na sua ação a longo prazo.

Pode usar Vitacid por quanto tempo?

O Vitacid é um medicamento tópico que possui tretinoína (ácido retinóico na sua fórmula), por isso ele é seguro para ser usado por longos períodos. Para tratar fotoenvelhecimento, por exemplo, ele deve ser usado por pelo menos 24 semanas. 

Mas, apenas o Vitacid Gel 0.025%, Vitacid creme 0.05% e Vitacid XT 0.1% possuem apenas tretinoína na fórmula. 

O Vitacid Acne, por exemplo, além de tretinoína também possui clindamicina, um antibiótico tópico e por isso o tempo de uso dele deve ser considerado com mais cautela e a duração do tratamento deve ser a indicada pelo seu médico. 

O Vitacid Plus é usado para tratar melasma e além de tretinoína possui mais dois outros ativos, sendo um deles a hidroquinona. Por causa desse esse ativo, o Vitacid Plus não deve ser usado por tempo indeterminado. 

O uso prolongado desse produto pode provocar algumas reações como a ocronóse exógena, que são manchas negro-azuladas na pele. 

Por isso, só use com acompanhamento médico e cesse o uso quando o médico instruir.

Quanto tempo o Vitacid começa a fazer efeito?

Como o Vitacid tem ácido retinóico na fórmula, ele começa a fazer efeito logo nas primeiras semanas de uso. 

Como vimos, se você estiver tratando acne leve, você consegue ver um resultado geralmente após duas semanas. 

Se for de fotoenvelhecimento, alguns resultados já aparecem no primeiro mês, mas mudanças estruturais levam um tempo maior, e por isso tem que ser usado por pelo menos 6 meses se esse for o foco.

Mas, mesmo se demorar um pouco mais para ver resultados na pele, o que pode acontecer, isso não significa que ele não está fazendo efeito. 

Quanto tempo Vitacid clareia a pele?

O tempo para o Vitacid clarear a pele pode variar, geralmente ocorrendo uma melhora nas manchas depois da terceira semana ou até depois de 2 meses. 

Se você fizer o uso do Vitacid Plus para clarear as manchas de melasma, a melhora pode ser vista até antes dependendo do melasma e reação da pele. Podendo ver uma melhora geralmente após a segunda semana ou depois de um mês.

Quanto tempo deixar Vitacid no rosto?

O Vitacid pode ser usado à noite, então ele geralmente deve ser aplicado no rosto antes de dormir e removido logo ao acordar, ficando por volta de 6 a 8 horas no rosto. 

Mas, no início do tratamento, uma técnica para se adaptar aos efeitos colaterais do Vitacid é usá-lo por um tempo menor no rosto. 

Então na primeira semana, você pode deixar ele por uma hora, na segunda por duas horas e assim você vai aumentando o tempo até usá-lo a noite toda. 

Outra técnica para se adaptar ao uso do ácido é usá-lo a noite toda desde o primeiro dia, mas diminuir a frequência de uso, usá-lo apenas em dias alternados ou a cada dois dias. 

Além disso, usar um hidratante antes de usar o ácido também é uma forma de evitar efeitos colaterais tão fortes. 

Quando não devo usar Vitacid?

O Vitacid não deve ser usado por grávidas, lactantes, por quem está tentando engravidar já que pode causar problemas ao feto.

Ele também não deve ser usado por quem tem alergia à tretinoína ou em áreas irritadas, com cortes, arranhões, queimaduras de sol ou pele lesionada. 

Quando há muita exposição solar pode também ser indicado uma pausa no Vitacid já que ele pode deixar a pele muito sensibilizada e com risco de queimaduras e manchas. Geralmente a pausa inicia antes de 5 dias da exposição solar mais intensificada. 

Em alguns casos, porém, o médico pode indicar que você continue com o tratamento, principalmente em casos em que há essa necessidade e que a pele está acostumada ao ácido.

Outros casos em que você deve evitar o uso do Vitacid:

  1. Se você tiver a pele sensível ou com rosácea;
  2. Se você estiver fazendo uso do peróxido de benzoíla;
  3. Se estiver fazendo uso de ácidos potentes e em alta concentração, como o ácido glicólico em alta concentração;
  4. Se você estiver fazendo uso de medicamentos fotossensibilizantes como alguns antibióticos
  5. Se você tem acne grave (Vitacid é usado somente para quem tem acne leve);
  6. Se as suas espinhas estiverem muito inflamadas, já que o ácido pode deixar ainda mais inflamada a região.

Por que Vitacid descama a pele?

O Vitacid possui ácido retinóico na sua fórmula, um ativo que acelera o ciclo de renovação das células da pele. Assim, à medida que novas células substituem as antigas e eliminam a camada velha de pele mais rapidamente, a pele pode descamar com o uso do Vitacid.

Além disso, o ácido retinóico pode aumentar a sensibilidade da pele à luz solar, e assim a pele pode ficar mais sensibilizada, queimada e descamando após  exposição solar. 

Por isso, quando usar Vitacid é importante que você evite a exposição solar e use protetor com alta proteção. 

Quantos dias a pele fica descascando com Vitacid?

O tempo em que a pele fica descamando devido ao uso do Vitacid pode variar, geralmente acontecendo nas primeiras duas a seis semanas de uso do ácido.

Esse é um período de ajuste, em que a pele está se acostumando ao uso do ácido retinóico. Depois disso, ela tende a não descamar mais, mesmo com o uso diário do produto.

Mas, é importante ter em mente que a descamação da pele no início do tratamento com Vitacid é normal, e até mesmo comum. Não é algo para ficar alarmado. 

É claro que pode ser frustrante usar o Vitacid para ficar com a pele bonita e ter que lidar com esse desconforto.

Mas, além de ser algo temporário, há algumas formas para evitar que a descamação se intensifique e reduzir os efeitos colaterais. Vamos ver?

Como evitar a descamação da pele com o Vitacid?

Algumas formas de você evitar a descamação e irritação na pele causada pelo ácido retinóico (tretinoína) são:

  1. Faça uma pausa de 2 a 5 dias do ácido retinóico durante o tratamento
  2. Use o ácido em dias alternados ou até a cada dois dias
  3. Aplique uma camada fina de produto
  4. Use um hidratante antes do ácido 
  5. Aplique água termal durante o dia 
  6. Não use produtos abrasivos como os esfoliantes ou outros ácidos
  7. Aplique um hidratante regenerador 
  8. Aplique um protetor com alta proteção
  9. Não arranhe, coce ou esfregue a pele
  10. Diminua a concentração do ácido, que pode variar de 0.01% a 0.1%
  11. Espere! A descamação é geralmente temporária
  12. Converse com seu médico a procura de outras alternativas

Em alguns casos a pele pode ficar muito irritada e é melhor cessar o uso do produto. 

Mas, por isso é bom o acompanhamento médico!

Quando não usada da forma correta, com pressa e sem usar técnicas para reduzir os efeitos colaterais, além da pele pode ficar muito irritada e sensibilizada, as pessoas desistem do tratamento. 

Um pouco de desconforto é normal! Mas, lembre-se, o Vitacid tem efeitos colaterais intensos, mas também é um dos ácidos mais potentes e com resultados mais satisfatórios.

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes