Vitacid Plus Resenha: Antes e Depois e Benefícios


Se você está procurando uma resenha para saber mais sobre o Vitacid Plus: para que tipos de manchas ele é usado, como ele deve ser usado e se ele é realmente bom, você chegou no post certo!

Isso porque por aqui abordaremos tudo sobre esse medicamento. Qualquer dúvida que você tenha dele, aqui você encontra a resposta. 

Além disso, trouxemos insights poderosos de uma dermatologista que atua há mais de 30 anos em consultório médico e a minha humilde (mas honesta) opinião sobre o Vitacid Plus para tratar melasma e meu antes e depois usando esse produto.

Nesse post você verá:

  1. Os benefícios do Vitacid Plus
  2. Vitacid Plus para Melasma (e outras manchas também?)
  3. Minha experiência com o Vitacid Plus
  4. Como Usar o Vitacid Plus
  5. Tempo de tratamento: para ver seus efeitos na pele e tempo total de tratamento
  6. Quem pode ou não usar o Vitacid Plus
  7. Efeitos Colaterais
  8. Preço do Vitacid Plus e outras marcas
  9. Hormoskin ou Suavicid ou Vitacid Plus? 
  10. Outros Produtos para Tratar Manchas de melasma, sol e de acne

Quais os benefícios do creme Vitacid Plus?

O benefício principal do Vitacid é o clareamento gradual das manchas escuras do melasma do rosto, até mesmo o clareamento dos melasmas mais difíceis.

É considerado um dos clareadores mais potentes já que possui uma combinação de 3 ativos:

  1. Tretinoína;
  2. Hidroquinona;
  3. Fluocinolona acetonida.

Tretinoína

A tretinoína, também conhecida como ácido retinóico, é um dos ácidos mais potentes no mercado. 

Inclusive, outras versões do Vitacid como o Vitacid Gel 0.025%, Vitacid Creme 0.05% e o Vitacid XT 0.1% possuem apenas tretinoína na fórmula e são usados para tratar acne, fotoenvelhecimento, estrias e clarear manchas também.

Para quem não pode usar os outros componentes da fórmula, ou ainda já usou o Vitacid Plus por muito tempo (o Vitacid Plus não pode ser usado por tempo indeterminado), usar somente o Vitacid para clarear as manchas é uma boa opção. 

Ele é bem potente mas tem bastantes efeitos colaterais então tem que ter cuidado ao usá-lo. Vou deixar então um post completinho dele se quiserem saber mais sobre. 

Hidroquinona 

A hidroquinona é um dos clareadores mais potentes que existe, muitas vezes usado sozinho para tratar o melasma. 

Você encontra produtos que tenham só a hidroquinona em produtos como a Claquinona Gel e o Solaquin Creme. 

Apesar de ser mais fácil de ser usada que a tretinoína, ela também tem umas regrinhas, por isso vou deixar um post que falamos dela.

Fluocinolona acetonida

Já a fluocionalona acetonida é um corticosteróide que ajuda a diminuir o inflamação da pele (ajudando a reduzir um pouco os efeitos colaterais da tretinoína) e também tem um potencial clareador. 

Devido à esse componente, quem tem pele oleosa e acneica pode sentir uma piora na acne quando fizer uso do Vitacid Plus já que ele pode dar um gatilho para o aparecimento da acne. 

Vitacid Plus para Melasma

O Vitacid Plus é muito indicado pelos médicos para o uso do melasma, mas ele pode ser usado para clarear outras manchas?

De acordo com a bula, o Vitacid Plus deve ser usado para tratar melasma, significa que se usado para outra coisa o seu uso será considerado off-label, ou seja por conta e risco do médico.  

Mesmo assim, alguns médicos ainda indicam ele para serem usados em alguns casos de manchas de sol. 

Se o seu médico orientar o uso nesse caso, siga suas instruções. Muitos medicamentos são usados off-label. 

Ele, no entanto, não costuma ser indicado para o uso de manchas de acne já que como vimos, a fluocionalona acetonida da fórmula pode agravar a acne. 

De qualquer forma, ao final do post falamos de produtos e dermocosméticos excelentes para tratar melasma, manchas de sol e a de acne. Tudo indicado para você escolher a melhor para o seu caso.

Minha Experiência com Vitacid Plus: Antes e Depois

E agora que a gente já viu um pouco sobre esse produto, antes da gente ver como usá-lo da melhor forma queria contar um pouquinho da minha experiência com ele. 

Usei ele quando eu tinha 23 anos, a primeira vez que apareceu meu melasma, foi indicação da minha dermatologista e usei na época tanto o Vitacid Plus como o Hormoskin (ambos tem os mesmo ativos). 

Usava só à noite, removia bem pela manhã e usava um protetor de alta proteção. Na rotina da noite apenas lavava o rosto e o aplicava.

No início apliquei no rosto todo para uniformizar a cor, também estava com muitas sardas nas áreas manchadas (foi orientado pela minha dermato que o fizesse assim).

Depois de 10 dias, comecei a aplicar apenas na área com melasma, no meu caso era o buço. Aplicar só nas manchas de melasma é a maneira de usar que aparece na bula e a mais segura, mas siga a orientação do seu dermato sempre, foi o que eu fiz.

Tive efeitos colaterais. Ficou vermelho, descamou e ardeu bem pouquinho mas os resultados foram muito bons. 

Muito bons mesmo, gente!

Tudo bem que comecei a tratar logo depois que o melasma apareceu então meu melasma não era tão antigo, era leve e apenas em uma região (o buço) mas em menos de uma semana já vi um bom resultado e em menos de 1 mês eu consegui remover todo meu melasma.  

Achei um antes e depois para vocês verem. Como eu disse, meu melasma não era tão difícil de tratar e foi a primeira vez que apareceu.

Tratei logo depois que surgiu, o que deixa o tratamento mais tranquilo, mas conseguem ver como a mancha do meu buço que parece um bigodinho sumiu? Além da minha pele ficar mais iluminada e sem tantas sardas?

Essa mudança aconteceu em mais ou menos 1 mês!

Achei tão bom que na época até pensei: ‘nossa, muito fácil tratar melasma’. Depois, com o retorno do meu melasma toda vez que eu coloca a cara no sol eu percebi que não era bem assim.

Me permiti ficar iludida por um tempo mas minha dermato sempre me alertou que se tratava de um controle e não de uma cura.

É uma doença crônica e que não tem cura. Proteger muito o rosto da exposição solar e tratar quando ele aparecer é o que nos resta. 

Inclusive, agora com 25 anos, meu melasma reapareceu mas dessa vez usei apenas hidroquinona, que você encontra em produtos como a Claquinona gel e Solaquin creme.

Nesse post aqui eu falo mais sobre a hidroquinona e mostro meu antes e depois com ela. 

Os dois produtos são muito bons! Os melhores para quem tem melasma na minha opinião. Mas, o Vitacid Plus é mais potente e mostra resultados mais rápidos. 

Vitacid Plus Como Usar

O Vitacid Plus não é tão fácil de usar assim, tem várias regrinhas e cuidados que as pessoas devem ter ao usá-lo.

Por isso, conversamos com a dermatologista Betina Faggion para ela nos revelar o que ela orienta no consultório aos seus pacientes que querem fazer uso desse produto.

Esses insights são incríveis, mas sempre siga a orientação do seu médico para o seu caso!

1. Teste antes para ver se você tem alergia

Antes de colocar o produto no rosto, veja se você não é alérgica a algum componente da fórmula. 

Aplique uma pequena quantidade no pulso à noite e ao acordar veja como a sua pele reage. 

Mas, lembre-se que se ela ficar um pouquinho vermelha não signfica que você é alérgica, o produto é potente e pode dar um pouquinho de efeito colateral.

2. Vitacid Plus. Usar de dia ou à noite?

Como ele possui tretinoína na fórmula, o Vitacid Plus só pode ser usado à noite e deve ser removido ao acordar. 

A tretinoína é fotossensível o que significa que ela perde a eficácia na luz solar. 

Além disso, ela deixa a pele bem sensibilizada o que deixa a pele mais suscetível ao aparecimento de manchas e à queimaduras. O ideal é evitar a exposição solar durante o tratamento. 

3. Como encaixar o Vitacid Plus no Skincare

Como vimos, o Vitacid Plus deve ser usado no seu skincare noturno e deve ser usado logo depois de lavar o rosto. 

Se os efeitos colaterais estiverem muito intensos você pode adicionar o uso de hidratante logo antes do Vitacid Plus (inclusive, é uma ótima tática para se ter no início do tratamento, quando a sua pele ainda está se adaptando ao produto).

Caso você já esteja adaptado você pode usar o hidratante depois do Vitacid Plus. Melhor ainda se você esperar 20 minutos para aplicar o hidratante ou inseri-lo em outro momento (após o banho ou pela manhã). 

Levando em conta outros produtos, uma regrinha básica é: do produto mais fluido e leve ao mais pesado. 

Como o Vitacid Plus é em creme, ele costuma ser o último passo do skincare da noite. 

4. Camada Fina na Área a ser Tratada

Essa orientação você encontra até na bula. Aplicar o produto apenas na área com manchas. 

Uma pequena quantidade é suficiente. Uma dica legal é que o produto deve desaparecer na pele quase que imediatamente, se uma película se formar, significa que você aplicou muito produto. 

Mas, uma outra dica (que só sabemos quando conversamos com dermatologistas como a Dra Betina) é que, mesmo a bula indicado o uso apenas na área com manchas, alguns dermatologistas indicam por um período o uso do produto em toda face para uniformizar o tom. 

Na dúvida, siga a orientação do seu médico. 

5. Não aplique no canto da boca, canto do nariz e na pele machucada ou queimada 

Se a sua pele estiver machucada, escoriada ou com alguma ferida não aplique o medicamento em cima. 

Se a sua pele estiver queimada, suspenda o uso até a pele se recuperar. 

Evite passar o produto no canto da boca ou no canto do nariz, são áreas mais sensíveis e os efeitos colaterais vão ser muito intensos se você aplicar diretamente na região.

6. Como Reduzir os Efeitos Colaterais do Vitacid Plus

Como há tretinoína (ácido retinóico) na fórmula do Vitacid, os efeitos colaterais podem ser intensos. A região pode ficar vermelha, descamando, ardendo e coçando. 

Um pouco de efeito colateral é normal mas ele não pode ficar muito intenso se não há perigo de queimar a região. 

Se os efeitos estiverem te incomodando muito você pode seguir algumas dessas táticas:

  1. Aplicar um hidratante logo antes da aplicação do Vitacid Plus;
  2. Usar o Vitacid Plus em dias alternados ou em alguns casos a cada dois dias;
  3. Ficar alguns dias sem passar o ácido, quando a pele estiver melhor, usar com uma frequência menor até ela ficar acostumada; 
  4. Aplicar uma quantidade pequena do produto. Lembra que ele deve desaparecer logo depois que você aplicá-lo na pele. Se isso não acontecer, você está passando muito produto, ou seja, os efeitos colaterais serão maiores sem necessariamente receber mais benefícios por isso. 
  5. Se a pele estiver muito assada e queimada você pode aplicar hidratantes regeneradores ao longo do dia. Alguns que indicamos são o: Hidratante Calmante Sensibio Defensive, bom para peles sensíveis e mistas (Amazon); Hidratante Cicabio Multireparador, bom para as peles secas, (Amazon) e o Epidrat Calm, bom para as peles oleosas e normais (Amazon).

E qualquer dúvida não deixe de contatar o seu dermatologista. 

7. O que não usar junto do Vitacid Plus

Como a pele fica sensibilizada, produtos com álcool, abrasivos e irritante (como por exemplo o esfoliante) devem ser evitados durante o tratamento. É claro que tudo depende da resistência da pele.

Além disso, um dos efeitos colaterais é o aparecimento de acne, então os produtos não devem ser comedogênicos ou oleosos.

A hidroquinona, presente no Vitacid Plus, não deve ser usada junto com o peróxido de benzoíla (medicamento para tratar a acne) também. Pode deixar a região com manchas transitórias. 

 

8. O que usar além do Vitacid Plus na Rotina de Skincare

Durante o tratamento a sua rotina pode ser curta. Quanto menos produtos, menor a chances de deixar a pele irritada. 

E se a sua pele for oleosa e acneica, você deve procurar por produtos que ajudem a controlar a oleosidade e o aparecimento de acne dela sem deixar ela sensibilizada. 

Se a sua pele for resistente e acostumada ao ácido você pode adicionar outros produtos, mas o básico é:

  1. Água micelar: para remover a maquiagem a água micelar irrita menos que o demaquilante
  2. Sabonete: dê preferência para os indicados para a pele sensível
  3. Protetor solar: procure os com alta proteção 

Vou deixar aqui a minha indicação de produtos:

Água Micelar Bioderma Sensibio  

Remove muito bem a maquiagem, não sensibiliza a pele e nem arde os olhos.

É uma das melhores águas micelares que existe e funciona em todas as peles já que não deixa ela oleosa nem com aquela sensação de repuxe.

Sou suspeita para falar porque ela é a minha queridinha.

PS: na época cosméticos tem a opção de uma de 850ml por isso é mais cara mas vale a pena, viu?

Preço: R$120 (500ml)

Sabonete Effaclar Alta Tolerância

Para as peles sensíveis e oleosas, esse sabonete é excelente.

Para quem está usando Vitacid Plus também já que é não comedogênico e não deixa ela sensibilizada. 

Ou seja, ajuda a evitar o aparecimento da acne e também não vai deixar a pele mais irritada do que já está. Além de limpar ela de forma profunda para receber os ativos.

Preço: R$59 a R$96 (300g)

Protetor Solar Bioderma Pigmentbio

Esse protetor é excelente porque ele é mais que um protetor. Ele é um creme clareador com proteção solar (FPS50+) e vitamina C. 

O preço é salgado mas é justamente porque você une vários benefícios em um produto.

Para quem sofre com manchas e quer uma bom protetor que ainda ajude com o fotoenvelhecimento, esse é um ótimo investimento. 

O sensorial é excelente. Fácil de espalhar, deixa a pele iluminada e não deixa ela pegajosa nem oleosa. Pode ser usado por todas as peles e é uma excelente base de maquiagem. 

Preço: R$160 a R$229 (40ml)

Azelan

Trouxe um produto bônus aqui para vocês!

Esse é para quem tem acne e melasma. 

É importante controlar o aparecimento de acne quando estiver fazendo uso do Vitacid Plus mas não pode ser um produto que deixe a pele sensibilizada… e aí, o Azelan cai como uma luva. 

Ele pode ser usado até por quem tem pele sensível (ou seja não vai deixar ela mais sensibilizada), é usado para tratar acne e ainda tem ação clareadora.

O Azelan pode ser usado durante o dia então, você pode usá-lo de manhã e o Vitacid Plus à noite. 

Pode-se também usar Vitacid Plus uma noite e o Azelan na outra, de forma intercalada, isso pode ser bom especialmente se a pele é mais sensível.

É um ácido também então é bom checar com seu dermato e também é uma boa se aprofundar mais sobre ele no nosso post abaixo.

Preço: R$60 para 30g

Quem pode ou não usar o Vitacid Plus

Antes de você usar o Vitacid Plus é bom checar se você pode usá-lo. 

De acordo com a bula, o medicamento é contraindicado para menores de 18 anos. 

Grávidas, lactantes ou com suspeita de gravidez também não devem usá-lo, além de claro, quem tem alergia a algum componente da fórmula.

Quem tem a pele muito sensível pode não conseguir usar o Vitacid Plus por ele ser muito irritante na pele. 

Quem tem acne tem que tomar mais cuidado também já que um dos componentes da fórmula pode ser o gatilho para o aparecimento de mais espinhas.

Quanto tempo o Vitacid Plus faz efeito?

Os primeiros resultados acontecem geralmente após 4 semanas de uso.

Mas isso é uma média. Eu mesma comecei a tratar o meu melasma logo após ele aparecer e vi uma boa melhora depois de 1 a 2 semanas.

O tratamento total costuma durar geralmente de 2 a 3 meses ou mais. Depende do caso. 

O que não pode é usar o Vitacid Plus por 6 meses de forma contínua. 

Geralmente usa-se 3 meses, pausa um pouco e depois continua o tratamento por mais 3 meses. Mas, às vezes nem é necessário tanto tempo, tudo depende do caso. 

Dá para alternar também com o uso do Vitacid Gel 0.025% ou Vitacid Creme 0.05% que só possui tretinoína e pode ser usado por tempo indeterminado. 

Efeitos Colaterais do Vitacid Plus

O Vitacid Plus pode dar inúmeros efeitos colaterais. Todos você consegue acessar na bula do medicamento. Mas alguns deles são:

  1. Vermelhidão;
  2. Descamação;
  3. Ardência;
  4. Ressecamento e coceira;
  5. Manchas escuras na pele;
  6. Acne;
  7. Sensação de picada e irritação.

Alguns efeitos colaterais são mais incomuns mas podem acontecer também. Um deles é a hipopigmentação, ou seja, a pele produz menos pigmento.

Erupções ao redor da boca que parecem com acne também podem ocorrer (se chama dermatite perioral). 

E como falamos, um pouco de efeito colateral é comum, principalmente vermelhidão, ardência e descamação, mas se eles tiverem intenso, converse com seu médico. 

Vitacid Plus: Preço e Outros

Uma coisa legal de dizer é que o Vitacid Plus não é o único que possui a combinação de tretinoína, hidroquinona e fluocinolona acetonida na sua fórmula. Há outras opções no mercado. 

As mais famosas são: 

  1. Vitacid Plus
  2. Hormoskin 
  3. Suavicid

Vamos ver a diferença entre eles e os preços?

Hormoskin ou Vitacid Plus

Tanto o Vitacid Plus como o Hormoskin possuem a mesma composição, mas o Vitacid Plus é produzido pela Theraskin e o Hormoskin pela Germed. 

Ambos são feitos por dois laboratórios excelentes. 

Conversamos com a dermatologista Betina Faggion para saber se ela indica o Hormoskin ou o Vitacid Plus para os seus pacientes, e ela diz indicar ambos, o que os pacientes preferirem entre eles está liberado. 

O Hormoskin costuma ser um pouco mais barato, custando em torno de R$90 para 15g e o Vitacid Plus custa em torno de R$110 para 15g.

Mas, dependendo de cada farmácia, o preço pode variar. 

Qual pomada é melhor Vitacid Plus ou Suavicid?

Tanto o Vitacid Plus como o Suavicid possuem os mesmos ativos na fórmula, assim como o Hormoskin. Mas, o Vitacid Plus é produzido pela Theraskin e o Suavicid pela Legrand. 

O preço do Suavicid é melhor que o do Vitacid Plus. Enquanto o Vitacid Plus custa em torno de R$110 para 15 g, o Suavicid custa em torno de R$50 para 15g. 

No entanto, indico você conferir com seu dermatologista o uso de ambos. A Dra Betina, por exemplo, indica para os seus pacientes o Vitacid Plus e o Hormoskin e vê bons resultados com eles, mas não costuma indicar o Suavicid. 

Teoricamente eles são iguais, mas sabemos que pode ter uma diferença em qualquer remédio dependendo do laboratório que o produz. O Suavicid pode ser bom para o seu caso, mas cheque com seu dermato. 

Top 3 Produtos para Clarear as Manchas 

Se você percebeu que o Vitacid Plus não é para você ou quer potencializar seu skincare ou se ainda, ou quer um produto de manutenção para usar após o tratamento do Vitacid Plus, separamos 3 dos melhores aqui para vocês. 

Sérum Eucerin Anti-Pigment Dual

Esse sérum clareia muito bem a pele, inclusive as manchas de melasma. 

Tem um sensorial muito bom e as reviews são excelentes.

Além da ação clareadora, ele também tem ação anti-idade.

Pode ser usado até nas peles oleosas.

Preço: R$154 a R$200 (30ml)

Effaclar Ultra Concentrado

Se as suas manchas forem de acne, esse produto é perfeito para você!

Além de mostrar resultados nas manchas em poucas semanas, ele também ajuda a tratar a acne e deixa os poros menos aparentes.

A textura é leve, fica sequinho na pele e é refrescante. A grande maioria das reviews são extremamente positivas.

Preço: R$154 a R$200 (30ml)

Pigmentclar Serum Clareador 

Além do sensorial desse produto ser excelente, esse produto é bem coringa, pode ser usado até nas peles sensíveis e não deixa a pele oleosa. 

Tem um resultado excelente em todas as manchas.

Textura leve e de rápida absorção.

Preço: R$177 a R$219 (20ml)

rafaelafaggion

Filha de dermatologista e completamente apaixonada pelo mundo da skincare. Acredito no poder do autocuidado, de uma alimentação equilibrada e de uma vida saudável para alcançar cada vez mais a nossa melhor versão.

Posts Recentes